Rolamento é um componente que permite movimento rotativo (controlado ou não) entre dois ou mais elementos. Serve principalmente para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato (eixos, polias ou mancais de rolamento, por exemplo).
Sua fabricação é normatizada. Segue altos padrões de qualidade, com medidas controladas e materiais de alta resistência. Como, por exemplo, aço combinado com crómio ou aço inox.
Bom, agora que você tem uma breve explicação técnica sobre o que é um rolamento e para que ele serve, vamos ver mais um pouco sobre esse componente?
O que é rolamento?
Rolamento (ou popularmente rolimã) é um componente que permite movimento rotativo (controlado ou não) entre dois ou mais elementos.
Ele serve para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato (eixos, polias ou mancais de rolamento por exemplo).
Classificado como um componente de transmissão mecânica. Utilizado em uma vasta gama de aplicações.
A função do rolamento é reduzir o atrito entre partes móveis da máquina. Ou seja, transmitir uma ação de rotação entre um eixo e outros elementos.
Em sua maioria, os rolamentos consistem em um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes (esferas ou rolos) e uma gaiola.
Suportam cargas axiais ou radiais, reduzindo o esforço ou força de movimento em um componente.
Sua aplicação é muito ampla, é um dos elementos mais utilizados na fabricação de produtos, máquinas e ferramentas.
Sendo assim, podemos encontrar:
- rolamentos para uso automotivo: rolamento do alternador, rolamento de roda, rolamento de caixa de direção ou rolamento da embreagem;
- rolamentos de uso industrial: principalmente máquinas, motores e ferramentas;
- rolamento para uso esportivo: como rolamento de bicicleta e rolamento para Skate (conhecido como Rolamento Red bones).
Qual o tipo de rolamento mais utilizado?
Os rolamentos de esferas são os mais utilizados no mercado e mais comuns em aplicações que exigem suportar cargas axiais e radiais. Os principais tipos são os rígidos de esferas, radial, axial e de contato angular.
Principalmente utilizados em aplicações industriais e automotivas, são os modelos mais exigidos em aplicação e desempenho.
Alguns deles são capazes de suportar cargas extremamente elevadas e operar em ambientes com umidade e agentes corrosivos.
Quais os tipos de rolamentos e suas aplicações?
Os tipos de rolamentos mais utilizados no mercado, de modo geral estão:
- Rolamentos Axiais
- Rolamentos Radiais
- rolamento de esferas: podem ser rígidos de esferas, uma ou mais carreiras e de contato angular;
- rolamento de rolos: podem ser cilíndricos, uma ou mais carreiras, cônicos e de agulhas;
- rolamentos autocompensadores: de rolos e de esferas;
Destes derivam outros que você vai conferir logo a seguir, dada a sua importância e principalmente as determinadas condições de trabalho e especificidade do projeto.
Portanto, a escolha também está em função do tipo de arranjo ou componentes do conjunto em funcionamento, ou seja, das aplicações de rolamentos.
Fonte: O QUE É ROLAMENTO? QUAIS OS TIPOS E APLICAÇÕES? SAIBA TUDO SOBRE ROLAMENTOS. Disponível em <https://www.abecom.com.br/o-que-e-rolamento/> Acesso em 20 de dezembro de 2022.